top of page

PALESTRA

 

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

 

Tema “A pessoa com deficiencia na mídia Moçambicana”. Abordou-se a forma como os meios de comunicação social lidam com os assuntos relacionados aos deficientes.

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

Segundo presidente da Associaçao dos Deficientes de Moçambique Ricardo Moresse, Moçambique tem problemas sérios de comunicação para com os deficientes. Os órgãos de comunicação social não disponibilizam meios para que os deficientes estejam em pé de igualdade com os “normais”. Os comunicadores têm uma responsabilidade muito grande na inclusão das pessoas com deficiȇncia.

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

Milton Machel, representante de IREX, fez uma análise sobre a Cobertura de Saúde na mídia moçambicana dizendo que esta tem feito a cobertura deste assunto de uma forma superficial e não investiga-se. Um exemplo disto são os acidentes de aviação, em que os mídias ouvem aquilo que foi constatado pela polícia e não as próprias vítimas no que diz respeito à assistencia médica, às condições nas quais encontram-se. A mídia é omissa na questão da saúde e da deficiêcia.

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

Policarpo Mapengo, falando da “Marginalização da criança deficiente e opção pelo drama na Imprensa” disse que o jornalismo moçambicano desvaloriza questões consideradas muito importantes como é o caso da educação, deficiȇncia e saúde em sua vertente positiva e toma-se em consideração a parte negativa, e penosa. Aborda-se a deficiência de uma forma caótica e dramática que informativa.

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

Rui Maquene resume o Meastreaming sobre a deficiência como o respeito pela diversidade na deficiência física e realça que os meios de comunicação social devem dar mais importância a que os deficientes fazem de positivo, as suas realizações e superações para poder lenvantar mais a sua auto-estima e mostrar a sociedade que eles também podem.

 

A pessoa com deficiȇncia na mídia Moçambicana

Para Dr. Hachimo Cassamo, a imprensa deve formar e informar a sociedade acerca da inclusão dos deficientes. Deve-se trazer a pessoa deficiente nos meios de comunicação para que ela fale do que lhe afecta.

                                                  Texto: Safira Chiridza

                                                  Revisão : Edson Rufai

                                                                  capiecmoz@gmail.com

Sobre nós            Cúlinaria        Saúde e Ambiente         Entrevista     Eventos           Educação              Cultura              Entretenimento      Opinião

Contacte-nos                              Escola                                                   UEM               Est. e sua hist.      Entrevista          Moda        

Ficha técnica                               Notícia                                                  Palestra                                        Art. da semana  Tecnologia

bottom of page